Análise

Depois dos primeiros testes, quatro nomes ganham força na pré-temporada

Gabriel Oliveira, Danilo, Anderson Recife e Tinga foram titulares em todas as partidas preparatórias para o Campeonato Gaúcho

Foto: Italo Santos - Especial - Nome mais experiente do atual elenco rubro-negro, Tinga deve ser titular da equipe de Fabiano Daitx no Gauchão

Faltando três semanas para o início do Campeonato Gaúcho, segue a preparação do Grêmio Esportivo Brasil. Nos últimos quatro sábados, o time de Fabiano Daitx disputou um jogo-treino. Primeiro, o Xavante goleou por 4 a 0 o Sindicato dos Atletas (Siapergs), depois empates na sequência contra sub-20 do Grêmio, São Luiz e por último o Guarany de Bagé.

Com um grupo montado praticamente do zero, apenas Rafael Dumas segue entre os atletas de 2023, Daitx precisou utilizar os testes para conhecer o elenco, implementar suas ideias de jogo, entrosar o time, entender todas as peças disponíveis do plantel, além do ritmo de jogo.

Hoje, o elenco do Brasil conta com 26 jogadores, mas o treinador garante que novos reforços devem chegar até o começo do Estadual.

Aos poucos, o time para 2024 começa a ganhar uma cara. Analisando os quatro jogos-treinos, podemos ver que o goleiro Gabriel Oliveira, o lateral-direito Danilo, o volante Anderson Recife e o meia-atacante Tinga foram os únicos titulares em todos os testes.

Até o momento, Nycollas Queiroz com fratura luxação no pulso ainda não atuou em nenhum dos jogos preparatórios. Rafael Dumas chegou durante o mês de dezembro e também não jogou. Último jogador apresentado até o momento, Gabriel Biteco poderá fazer sua estreia neste sábado diante do Guarany. Machucados, Thierry, Jeferson e Herisson não ficaram a disposição nos últimos dois jogos-treinos.

Goleiros

Caso não chegue nenhum nome de peso, Gabriel Oliveira será o titular do Brasil no Gauchão. Ele foi titular nos quatro jogos-treinos e atuou os 90 minutos nas últimas três partidas. Gabriel foi um dos destaques do Monsoon na Divisão de Acesso de 2023.

Thierry está machucado com uma entorse. Ele será o reserva imediato de Gabriel. O jovem João Lucas, de 19 anos, é o terceiro goleiro, mas ainda não teve oportunidades de atuar nos jogos-treinos.

O Brasil está no mercado atrás de um goleiro. Daitx gostaria de contar com quatro opções no setor.

Laterais

Na lateral-direita, Danilo foi titular nos quatro testes, com bom desempenho. Porém recebeu a concorrência de Gabriel Biteco no setor. Volante, Yander atuou como substituto de Danilo em alguns testes.

Do lado esquerdo, Matheus Marques iniciou a pré-temporada como titular, mas contra o São Luiz, Fabiano Daitx optou por testar Bruno Reis. Contra o Guarany, Matheus voltou a começar e Jeder entrou pelo setor, dando a entender que será utilizado como lateral.

Zagueiros

O setor defensivo passou por mudanças ao longo dos testes. Contra o Sindicato iniciaram Adriel e Jeder, mas Zé Pedro assumiu a titularidade no jogo seguinte e não saiu mais. Jeder seguiu sendo o seu parceiro, mas contra o Guarany Bruno Reis foi o titular, com Jeder entrando no segundo tempo para atuar na lateral-esquerda.

Com edema ósseo, Rafael Dumas ainda não atuou em nenhum jogo, mas até o Gauchão deve ser o titular ao lado de Zé Pedro.

Volantes

Titular em todos os jogos-treinos, Anderson Recife parece está garantido entre os onze iniciais para o Gauchão. Fabiano Daitx ainda precisa encontrar um parceiro. Primeiro atuou com Pedro, depois Marcinho entrou no lugar. No terceiro teste Maicky fez dupla com Recife, mas no sábado Pedro retornou ao time titular. Nenhum se firmou ainda e existe sempre a possibilidade de chegar um novo reforço para o setor.

Meia

Muitas vezes sendo um segundo atacante no 4-4-2 de Daitx, Tinga é titular absoluto. Além de ser o mais experiente do jovem elenco, foi titular em todos os testes, sendo também o principal nome na bola parada.

Atacantes

Matheus Guimarães vinha sendo o centroavante nos três primeiros testes, mas no sábado Daitx optou por colocar JP Bardales como camisa 9. Apesar de ter começado no banco contra o sub-20 do Grêmio, Bardales deverá ser titular do Brasil no Gauchão. A dúvida é se como extrema ou centroavante.

Nas pontas, Fauver Frank também aparece na frente, sendo titular nos últimos jogos. Se Bardales atuar centralizado na frente, Vini Charopem entra no time como um ponta.

Escalações do Brasil nos jogos-treinos

Brasil 4 x 0 Sindicato (09/12)
Gabriel Oliveira; Danilo, Adriel, Jeder e Matheus Marques; Anderson Recife, Pedro, Tinga; Vini Charopem, JP Bardales e Matheus Guimarães.


Brasil 1 x 1 Grêmio Sub-20 (16/12)
Gabriel Oliveira; Danilo, Zé Pedro, Jeder e Matheus Marques; Anderson Recife, Marcinho, Tinga; Vini Charopem, Fauver Frank e Matheus Guimarães.

São Luiz 1 x 1 Brasil (23/12)
Gabriel Oliveira; Danilo, Zé Pedro, Jeder e Bruno Reis; Anderson Recife, Maicky; JP Bardales, Tinga e Fauver Frank; Matheus Guimarães.

Brasil 0 x 0 Guarany de Bagé (30/12)
Gabriel Oliveira; Danilo, Zé Pedro, Bruno Reis e Matheus Marques; Anderson Recife, Pedro; Vini Charopem, Tinga e Fauver Frank; JP Bardales.

Opinião

João Antonio Ferreira, Rádio Universidade

“Iniciando o ano de 2024 e faltando menos de três semanas para o início do Gauchão, já é possível analisar mais friamente a montagem do elenco Xavante para esta temporada. A diretoria do Brasil optou por iniciar a montagem com jogadores complementares, “de grupo”, mais quantidade do que qualidade, talvez pela dificuldade desde o início em trazer jogadores com mais experiência e com status de peça fundamental. Com o passar das semanas, as opções foram diminuindo e o único que chegou até agora foi Rafael Dumas, zagueiro que esteve na temporada passada. A promessa é de que chegarão mais quatro ou cinco atletas deste mesmo calibre, os carregadores de piano. Inclusive o técnico Fabiano Daitx expressa seu desejo de contar com opções mais experientes no elenco. O que se pode analisar é que o elenco é jovem e com resultados inexpressivos em primeira divisão estadual. Resta saber se os atletas que devem chegar estarão com condições de atuar já no início da competição, que tende a ser complicada desde a primeira rodada.”

Marcelo Prestes, Rádio Universidade

“Acompanhei in loco dois jogos do Brasil nessa pré-temporada, contra o Grêmio sub-20 e o Guarany e, é claro, é precipitado ser definitivo ainda mais quando se trata de testes. Mas o objetivo aqui não é ser taxativo, mas pontuar o que pode melhorar e pré-temporada serve para isso, para a comissão técnica e o departamento de futebol avaliar e fazer ajustes. Essas atividades deixaram claro que é preciso trazer qualidade e não quantidade. Do que vi até aqui senti a falta de mais criação e poder de finalização no time de Daitx. A equipe faz força para chegar ao gol adversário até na bola parada, embora tenha um bom planejamento físico e intensidade. O ataque ainda não agride e não tem a chamada fome por gol. Os lados do campo ainda carecem de uma maior atenção, principalmente o setor esquerdo. A defesa me parece ser o setor mais adiantado em relação aos demais. Não quero ser definitivo e a hora de corrigir é agora. Os jogos-treinos foi um recado claro (dentro de campo) que sem peças de maior qualidade o Xavante fará força para vencer jogos e consequentemente buscar os objetivos. O tempo está passando, é preciso trocar o pneu com o carro ainda em revisão. Com ele andando pode ser perigoso e incerto a chegada no destino Gauchão.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma presença pelotense já está confirmada nas Olimpíadas 2024 Anterior

Uma presença pelotense já está confirmada nas Olimpíadas 2024

Pelotense se torna o número um do Brasil no basquete 3x3 na categoria sub-19 Próximo

Pelotense se torna o número um do Brasil no basquete 3x3 na categoria sub-19

Deixe seu comentário